Com o objetivo de aumentar a segurança na região do Conjunto Santa Cruz Industrial - Tijolinho, a Regional Riacho articulou ações com a Guarda Civil Municipal e com a Polícia Militar de Minas Gerais. Nesta terça-feira (31/05), a partir das 19h30, a regional promove uma reunião para que os órgãos responsáveis pela segurança demonstrem como funciona o Programa Rede de Vizinhos Protegidos, aos cerca de três mil moradores da região. O encontro será realizado na Escola Estadual Padre Camargos (avenida Rio Comprido, 886, Riacho das Pedras). Também foram convidados representantes dos comerciantes da avenida Firmo de Matos que, em breve, também se reunirão para debater o assunto.
“A estratégia busca resgatar o clima das cidades do interior, onde todos se conhecem e conseguem identificar, rapidamente, uma movimentação suspeita no local. É uma parceria de integração das forças de segurança com a sociedade, onde se conhece melhor os vizinhos, numa lógica de proteção de uns com os outros, resultando numa proteção coletiva”, explica o administrador Regional, José Rodrigues Silva.
Uma vez estando todos em acordo sobre o programa, as casas recebem uma placa padrão, por meio da qual é possível identificar os integrantes da rede de apoio. Quando necessário, é estabelecida uma comunicação, quase que instantânea, ao menor sinal de perigo, por meio de mensagens de WhatsApp e até sinais sonoros, como apitos.
Foto: Luci Sallum/PMC